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O uso de telas digitais em tempo de pandemia da Covid-19
Neste momento difícil de uma nova pandemia viral a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem reiterar as recomendações da Organização Mundial da Saúde / OMS, especialmente para as crianças, adolescentes e suas famílias.
Diante da pandemia da COVID-19, o uso do mundo digital oferece muitas alternativas de tecnologias ao alcance de quase todos. Um momento importante para se multiplicar o uso positivo e mais saudável, e a tornar uma ferramenta mais utilizada para buscar soluções das limitações impostas por estes novos tempos. Desta forma os trabalhos, as aulas, as compras de alimentos, os relacionamentos, os divertimentos e até algumas consultas médicas estão sendo realizadas através das telas.
Estamos no começo de uma nova experiência do uso constante e quase ininterrupto do mundo digital, temos que ter algumas referências para analisar esta abordagem.
Muitas pessoas vão mudar seus comportamentos, tanto de maneira positiva como negativa, pois o mundo digital é só um reflexo ou espelho da realidade e pessoas que produzem fakenews, pedófilos e perversos vão continuar podendo lucrar com seu poder de destruição e até aumentá-lo. Por isso os alertas e recomendações da SBP em documentos já publicados em 2016, 2019 e 2020 precisam ser consultados*.
O mundo está mudando, não sabemos de que forma vai ficar. E o mundo digital ficará então dividido em: antes da COVID-19, durante o período da quarentena e após a quarentena. Diante disto, algumas sugestões para este momento de quarentena:
1. Tempo para saúde com sono dentro do horário adequado para cada faixa etária bem como o número de horas, importante não só pelo descanso, mas também para a produção de hormônios, de maneira fisiológica. Ter uma alimentação regular e com horários para: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, bem como atenção para qualidade não só nutricional, mas sem excesso calórico e também tempo para fazer alguma atividade física regular, exercícios ou brincadeiras com movimentos ativos.
2. Tempo para o relacionamento afetivo das crianças e adolescentes que permanece como elemento importante, principalmente para crianças abaixo de 5 anos, que precisam conviver através das telas, com seus avós, e outros familiares, seus amiguinhos, este grupo é muito difícil entender o que está acontecendo. Não se deve mudar a limitação de horas de exposição às telas para crianças menores de 2 anos, sendo liberado apenas para o uso afetivo gerenciado pelos pais. Nas outras idades é importante combinar um tempo mínimo para isto, sempre com alguma monitorização.
3. Tempo funcional para assistir aulas, fazer pesquisas e tarefas. Isto vai ser variável com a faixa etária, a qualidade da escola, se tem internet e se tem equipamento adequado para isto. É importante pontuar sobre a abordagem pedagógica da escola e a quantidade e qualidade das aulas e da educação online nas redes públicas e privadas e seus reflexos num futuro próximo, seja passar de ano sem ter tido aula até o comprometimento por falta de aulas dos adolescentes que vão fazer a prova do ENEM. Estes fatos terão um impacto na saúde psíquica comportamental e no processo educacional desses grupos sociais.
4. Tempo para família se conhecer, brincar, conversar, criar novas formas de interação e afeto. Este talvez seja o tempo mais importante para conhecer seus filhos, suas habilidades, suas dificuldades e seus limites e também para os pais se conhecerem nesta função como também são suas habilidades, suas dificuldades e poder avaliar melhor a necessidade de pedir ajuda durante o desempenho e divisão das tarefas domésticas, como arrumar o quarto e armários, lavar e guardar as roupas, fazer um almoço ou jantar juntos. Criar novas formas de conviver com mais alegria e fortalecer a união da família.
5. Tempo para lazer seja com jogos, filmes, conversas fora das telas. Os jogos, filmes e o uso de outros aplicativos, precisam ser sempre e antes avaliados conforme os critérios da Classificação Indicativa e a faixa etária acompanhado da permissão pelos pais.
6. Tempo para segurança de cuidados e atenção para proteção e privacidade. Orientação para os perigos online e como fazer o uso seguro das tecnologias de informação e comunicação. Aprender sobre canais para denúncias e apoio em relação aos atos de violência, com contato com a escola ou as redes de suporte e canais de ajuda online (SAFERNET).
* Links para consultas:
– Manual de Orientação: Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/publicacoes/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf
Manual de Orientação: # Menos Telas # Mais Saúde
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf
– Alerta urgente: Roleta humana ou quebra-crânio https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_ upload/22351B-DocCientifico_-_Alerta_Urgente_Roleta_Humana__1_.pdf
– Pais e filhos em confinamento durante a pandemia de COVID-19:
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22420cNAlerta_Pais_e_Filhos_em_confinamento_COVID-19.pdf
– Como manter o contato com a natureza durante o isolamento social
https://criancaenatureza.org.br/natureza-durante-covid-19/
– Dicas de segurança digital contra golpes relacionados à COVID19. https://safety.google/securitytips-covid19/?lang=pt-br
– Seja incrível na Internet – Google. https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br
– Messenger Kids – Facebook https://messengerkids.com/pt-br/?noredirect=true
– Biblioteca de Alfabetização Digital https://www.facebook.com/safety/educators
– SAFERNET e dicas de segurança e mediação parental
https://new.safernet.org.br/content/mais-tempo-line-mais-mediacao-parental
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